O Avesso da Pele Resenha
- Vinicius Monteiro
- 16 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de dez. de 2024

★★★★☆
'O Avesso da Pele' é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
Vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria “Romance Literário”, o autor Jeferson Tenório aborda em sua obra assuntos como; identidade, as complexas relações raciais, violência e negritude. O autor lança holofotes em uma realidade que nós insistimos em não querer enxergar, mas que existe e muita das vezes ela é injusta e brutal.
O personagem Pedro é um homem abalado pelas rachaduras da condição de ser negro em nosso pais. A sua história nos mostra um processo de dor e raiva, mas também de redenção, superação e liberdade. Jeferson Tenório sabe narrar uma história de maneira muito real e verdadeira, Pedro vive dentro de uma obra contundente.
'O Avesso da Pele' tem um ritmo agradável de leitura, página após página, o leitor é sugado para uma outra realidade, que muitos ainda não conseguem perceber e nem sentir. Eu prezo muito por um desenvolvimento de personagem, autor soube muito bem transparecer suas ideias, ficção e críticas. Em alguns momentos o livro pausa para narrar acontecimentos e situações e isso quebra um pouco a narrativa, mas isso está longe de ser um problema na leitura.
A escrita de Tenório é bem fluida, apesar da densidade que sua história carrega, é impossível não devorar esse livro, inclusive, a obra é uma boa dica para livros que podem ser lidos em uma dia. Jeferson Tenório trás uma certa poesia em sua escrita, que entra muito em contraste com a brutalidade da história do personagem Pedro.
'O Avesso da Pele' é necessário para nos fazer lembrar de quem somos e de como o mundo pode ser injusto e complexo para alguns. O autor trás ideias e faz críticas sobre; racismo, relações inter-raciais, abandono paterno, diferenças de vivências entre homens negros e mulheres negras, violência doméstica, colorismo, violência policial e representatividade.
Assuntos muito relevantes e profundos, que ganham vida e forma através de situações vividas por Pedro, Henrique e Martha (mãe de Pedro), e de outros personagens que aparecem no decorrer da história. O autor não se aprofunda, mas deixa em evidência todas essas situações de maneira muito crua e real, mas carregadas de sensibilidade.
É uma obra que também fala sobre luto e perdas, muitas questões racionais são levantadas aqui. Um livro curto e pouco cansativo, que carrega uma narrativa necessária, densa e real.
Comments