Chico Bento: Pavor Espaciar Resenha
- Vinicius Monteiro
- 4 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2024

★★★☆☆
Pavor Espaciar aborda uma história de humor onde Chico Bento, Zé Lelé, o porco Torresmo e a galinha Giserda acabam sendo abduzidos por alienígenas.
Essa HQ é meio nonsense - no bom sentido é claro - cheia de humor e super divertida. O autor Gustavo Duarte traz uma história bem humorada do personagem Chico Bento e também bastante referências à cultura pop. O autor trás uma narrativa sem diálogos. Não há balões ou texto para ler, somente o visual da arte é que conta a história, pode ser estranho para alguns, mas eu acho muito legal essa estrutura narrativa.
Porém uma das graças da Turma da Mônica, é que os diálogos são escritos conforme a forma que o personagem fala. Assim como o Cebolinha que troca o "R" pelo "L" a turma do Chico Bento tem o "carpirês", eu não sei vocês, mas eu faço até uma voz diferente quando leio os balões desses personagens. Essa diversão não tem muito aqui.
O enredo é super simples, não há problema nenhum nisso, mas em 'Pavor Espaciar' isso acabou sendo um pouco negativo, não é nem que a história é simples e que não há história. Eles são abduzidos e há uma aventura, quando você termina a leitura dá aquela sensação de "tá, é da aí?".
'Pavor Espaciar' tem um traço limpo e funcional que se destaca bem e há uma ótima colorização. Os quadros contam a história como se fossem uma animação, a ação aqui às vezes é desenhada quadro por quadro. Em alguns momentos funciona bem, mas em outros a trama perde um pouco o dinamismo, talvez as poucas páginas tenham prejudicado o resultado.
Diferente das outras obras do selo MSP, eu achei 'Pavor Espaciar' a “mais fraca” até agora - Essa é a quarta HQ que leio - Não tem como comparar pois cada obra é única, mas a narrativa escolhida para contar essa história não ajudou muito no desenvolvimento, ainda que tenha muito humor e seja muito divertida, essa versão do personagem do Chico Bento parece algo vazio.
Depois de ler os dois volumes do Astronauta, ler essa edição deixa um gosto de quero mais. 'Pavor Espaciar' tem humor e é divertido, mas não há uma história e nem profundidade. Essa edição pode ser a mais fraca até agora, mas ela não deixa de trazer um ar de interior, é sempre bom visitar nossos amigos caipiras.
Comentários