google.com, pub-4979583935785984, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Mindhunter Resenha

  • Foto do escritor: Vinicius Monteiro
    Vinicius Monteiro
  • 2 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 5 dias

John Douglas, Mindhunter, Mark Olshaker, blog resenha geral, blog da resenha, resenha crítica de artigo, resenha geral, resenha significado, livro, literatura, leitor, obra literária, resenha, crítica, resenha de livro, crítica de livro, blog de livro, blogs de livros, leitura, site de livro, site de livros, livro de leituras, crítica literária, leitor, leitura, frases facebook, frases de facebook, frases para facebook, frases instagram, frases para whatsapp, frases tumblr, frases para instagram, frases twitter, frases para perfil, frases para foto sozinha, frases para status, frases tumblr amor, frases para face, frases para o facebook, frases de amor tumblr, frases para fotos sozinha, frases de indiretas, frases tumblr para fotos, frases para twitter, frases para orkut, frases bonitas para facebook, frases para foto, frases para status do whatsapp, frases de superação, frase, frase de livro, citação, citação de livro, trecho, trecho de livro, análise, análise de livro, análise literária, dica de livro, indicação do livro, livro versus filme, diferença entre livro e filme, diferença entre o livro e o filme, ebook, kindle, kindle ebook, amazon kindle, ibooks, kindle books, kindle unlimited, amazon books kindle, amazon books, ebook kindle, amazon fire, nook, frase de amizade, frase de felicidade, frase de efeito, frase de motivação, livro versus filme, livro vs filme, diferença entre filme e livro, diferença entre livro e filme, livro e filme diferenças, frase do dia, livro de ficção científica, livro de ficção, livro de humor, livro de fantasia, livro de comédia, livro de ficção científica fantasia, livro de aventura, biografia, autobiografia, memórias, livro de memórias, graphic novels, quadrinhos, quadrinhos resenha, história em quadrinhos, graphic novel, natalino, livro natalino, natalino, nacional, livro de nacioanl, conto de fadas, contos de fadas, crime, livro de crime, psicologia, livro de psicologia

★★★★☆


'Mindhunter' mostra os bastidores de alguns dos casos mais terríveis, fascinantes e desafiadores do FBI. Durante as duas décadas em que atuou no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se uma figura lendária. Em uma época em que a expressão serial killer, assassino em série, nem existia, Douglas foi um oficial exemplar na aplicação da lei e na perseguição aos mais conhecidos e sádicos homicidas de nosso tempo. Douglas confrontou, entrevistou e estudou dezenas de serial killers e assassinos, incluindo Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.

Com uma habilidade fantástica de se colocar no lugar tanto da vítima quanto do criminoso, John Douglas analisa cada cena de crime, revivendo as ações de um e de outro, definindo seus perfis, descrevendo seus hábitos e sobretudo, prevendo seus próximos passos.


Eu queria começar escrevendo sobre as comparações entre o livro e a série da Netflix. Na verdade não há o que comparar, pois são coisas bem diferentes. É até difícil dizer que a série é inspirada no livro, porque realmente são duas propostas distintas, para os desavisados o livro e a série não são a mesma coisa.

Aproveitando a oportunidade, o filme e uma série nunca serão perfeitamente adaptáveis de um livro, ou ao contrário. Livro e audiovisual são duas linguagens bem diferentes, não tem como comparar e não tem como ser fiel, eu li alguns comentários na internet da galera desapontada que o livro "não é tão bom" quanto a série, mas faltou um pouco de noção e informação, por isso façam como eu, nunca se agarrem há uma adaptação perfeita.


'Mindhunter' ganhou uma série na Netflix e já tem duas temporadas, o show é muito bom e eu recomendo, é uma das melhores séries do catálogo e uma das minhas preferidas. Assim como o livro, ela desapontou os telespectadores que estavam esperando sangue e a famosa narrativa de glamourização do serial killer. A série tem um ritmo lento e dramático, um dos pontos fortes da série é o desenvolvimento dos personagens e os diálogos.

Agora eu vou escrever sobre o livro. Eu esperava algo mais didático, abordando muito mais o psicológico dos assassinos em série, mas não foi o que encontrei aqui. O primeiro terço do livro é dedicado somente a contar a história de vida do agente especial John Douglas, num tom um pouco presunçoso. Eu também li nos comentários na internet dos leitores achando o autor metido, eu também fiquei com um pouco dessa impressão.


O livro trata da carreira de um detetive do FBI, a progressão da carreira dele e suas investigações. Somente no segundo terço do livro é falado dos crimes e os responsáveis por eles, aí o livro começou a chamar minha atenção. A narrativa começa a ficar realmente interessante quando Douglas ingressa no FBI e pouco a pouco sua carreira o leva a trabalhar com crimes executados por assassinos, que ainda nem eram descritos como "serial killers" na época. Ele começa a despertar a curiosidade e esclarece todo o processo de estudo de personalidade dos assassinos.

'Mindhunter' dá mais espaço para contextualizar não só uma época em que a análise comportamental para investigação de crimes ainda estava em um estágio pré-histórico, como para entender porque a personalidade e o histórico de John Douglas o levaram a estudar e desenvolver essas técnicas de análise de perfis.


Há narração dos casos; de como as vítimas foram achadas, de como os assassinos cometeram o crime e por aí vai. Nada é descrito de maneira muito pesada, pelo menos não para mim, para a proposta e tema do livro até achei ele leve. A escrita do livro é um pouco desajeitada, o autor vai e vem na sua narrativa, a partir de um determinado ponto, fica cansativo e repetitivo.

‘Mindhunter’ é um livro muito interessante e eu recomendo, saber um pouco de como é o estudo e trabalho desses profissionais é algo realmente legal de acompanhar. O livro é feito especialmente para estudiosos e interessados no assunto "serial killers" contendo muitas informações úteis para aqueles que se interessam pelo tema. Se você ainda não assistiu a série da Netflix, eu também recomendo, ela é muito boa.




コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page