Como Água para Chocolate Resenha
- Vinicius Monteiro
- 30 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de abr.
★★★★☆
É na cozinha que Tita, a protagonista, passa a maior parte do tempo. Sua vida está relacionada aos pratos que afetuosamente prepara. Este romance narra a história de Tita desde o seu nascimento em um rancho no norte do México, com destaque para sua juventude, o amor por Pedro, e a missão de cuidar da dominadora Mãe Elena. O tempero combina a revolução mexicana no início do século XX com o realismo fantástico marcante na literatura latino-americana. Uma obra para ser apreciada em todos os sentidos.
Ambientada durante a revolução mexicana, a história de Tita tem a vitalidade envelhecida da história contada. O best-seller no México e na América por quase dois anos, posteriormente, um best-seller em todo o mundo, 'Como Água para Chocolate' é um conto romântico e comovente, tocado com momentos de magia e receitas.
Estruturado em doze capítulos, cada um representado por uma receita, 'Como Água para Chocolate' é uma história que se lê quase como um conto de fadas. Abundante em realismo mágico da variedade emocional, com contos de fantasmas e manifestações físicas de paixões internas, o livro é uma leitura encantadora e cativante.
Através do relacionamento de Tita e Mama Elena carregado de tensão e ressentimento, a autora Laura Esquivel conseguiu retratar vividamente como tradições caprichosas estabelecem discórdia em famílias unidas. O romance captura perfeitamente o fardo e a pressão que tais tradições familiares exercem sobre o indivíduo relutante.
Apesar de 'Como Água para Chocolate' aparentemente ser agradável e alegre, a violência é um elemento penetrante na narrativa. A falta de vontade e os ressentimentos de Tita eram punidos com castigos que beiravam a violência e a crueldade. É avassalador o desejo e a saudade que alguns personagens recorrem à imposição da própria vontade.
'Como Água para Chocolate' é brilhante com toda a sua simplicidade, a leitura me deixou querendo mais dessa escrita especial, com suas histórias estranhas e inesquecíveis. Brincalhão em seu flerte com o realismo mágico e envolvente em sua terra folclórica, mas ainda assim, leve e romântico.
Comments